Projeto Família e Cidadania atende moradores da Ilha de Cotijuba

Na manhã desta quarta-feira (21), a ilha de Cotijuba recebeu a primeira edição do Projeto Família e Cidadania de 2018. O evento, que ocorre na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Marta da Conceição, segue até sexta-feira (23). Durante a manhã, mais de 40 pessoas estiveram presentes na abertura do evento, mas a expectativa é que esse número aumente, já que o projeto continua nos próximos dias, sempre com início às 8h.

“O projeto vem pra trazer informação e orientação para a população, além de esclarecer dúvidas a cerca de vários temas como saúde, educação e cidadania. Parece básico, mas muitas pessoas desconhecem seus direitos e deveres e foi para isso que o NAC criou esse projeto”, disse Marina Bendelack, coordenadora do Família e Cidadania.

Na ocasião, representantes da Defensoria Pública iniciaram o módulo de cidadania abordando a educação em direitos com ênfase em direito da família e orientação jurídica. “A Defensoria Pública é um direito de todos, que visa a garantia de assistência jurídica, integral, gratuita, judicial e extrajudicial aos legalmente necessitados”, disse Marília Angelin, pedagoga do órgão.

Dona Doraci Nazaré, de 66 anos, moradora da ilha, foi uma das pessoas que recebeu orientação. Ela tenta tirar o PIS para conseguir o benefício do marido que já faleceu. “Pra mim isso é muito importante, depois que ficamos velhos as coisas ficam muito mais difíceis pra gente e precisamos de orientação pra conseguir nossos direitos”, contou.

Amanhã (22), as equipes da Seduc, Emater e Sespa tratarão sobre “Atenção primária, prevenção de doenças e garantia de saúde”. Já a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) abordará sobre “Proteção social básica e especial, cadastro único, transferência de renda e benefícios”.

Na segunda-feira, 26, a Defensoria Pública retorna à ilha para fazer um mutirão sistêmico. Desde 2017, os mutirões são realizados como parte do Planejamento Organizacional Focal no eixo da desjudicialização.

Família e Cidadania – O Projeto é realizado pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), do Governo do Estado, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Defensoria Pública do Estado e com as Secretarias de Estado de Saúde (Sespa), de Educação (Seduc) e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A ação é dividida em cinco módulos e cada parceiro é responsável por um deles: assistência social, educação, saúde, empreendedorismo e cidadania.

O público-alvo do projeto são gestores, técnicos, professores e representantes de conselho de escolas públicas; gestores, técnicos e agentes de saúde; representante de organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias. Em 2017, o projeto passou por cinco municípios, Belém, Santarém, Altamira, Marabá e Salvaterra, totalizando mais de 500 pessoas diretamente atendidas.

Serviço – O próximo Família e Cidadania será em Santa Izabel nos dias 28 de fevereiro, 01 e 02 de março. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.nac.pa.gov.br

Seja o primeiro a comentar on "Projeto Família e Cidadania atende moradores da Ilha de Cotijuba"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*