Relações com Noruega reforçam investimentos em pesquisa científica e exportações

A embaixadora real da Noruega – país considerado pela ONU com o maior índice de desenvolvimento humano no planeta -, Aud Marit Wiig, foi recebida nesta quarta-feira (26) pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. A representante visita o estado pela primeira vez, e está aqui para acompanhar o desenvolvimento da cooperação científica para a área agrícola desenvolvida entre universidades norueguesas com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Para Sartori, a Noruega é um país que busca cada vez maior qualificação no cenário internacional e que possui história e trajetória economicamente fortes. Entre os principais itens citados na audiência, estão os investimentos da empresa norueguesa industrial Yara Brasil Fertilizantes S. A., devido a sua importância para o Porto de Rio Grande, no Sul do estado, onde está localizada uma de suas fábricas.

A referência econômica do país na extração de óleo e gás também foi mencionada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Fábio Branco, que definiu o encontro como mais uma oportunidade para apresentar o potencial do estado. “Buscamos melhorar melhor as relações de cooperação com outros país. Temos investimentos noruegueses aqui e queremos mostrar o potencial, seja a partir das universidades, parques tecnológicos, capital humano e, principalmente, as possibilidades de fortalecer a atração de novos investimentos para o Rio Grande do Sul”, afirmou.

A embaixadora afirmou que os noruegueses têm grande interesse na produção da indústria gaúcha e pesquisa científica. “Estou aqui para aprender um pouco sobre o estado, temos grandes interesses industriais e também na área de pesquisa de colaboração entre as universidades. Nesta quinta-feira, visito a Ufrgs, para avaliar programas de até R$ 4 milhões no apoio a pesquisas”, disse.

Ao final da audiência, Sartori convidou a diplomata a retornar ao Palácio Piratini em uma nova oportunidade para dialogar com representantes do governo, instituições de ensino e empresas das áreas de interesse. Acompanhou a audiência o subchefe da Defesa Civil Estadual, coronel Alexandre Martins de Lima.

Sobre o país escandinavo

A Noruega possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano (0,949), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud/ONU), em um ranking de 188 países. Desenvolveu sua economia da extração das reservas de gás e óleo no território marítimo desde a década de 1960. Além do petróleo, o país é rico em recursos naturais como peixes, florestas e minérios. Com mais de 5,2 milhões de habitantes, o PIB do país é majoritariamente composto pelo setor de serviços (63,5%), indústria (34,7%) e agricultura (1,8%). Em 2016, somou 364,7 bilhões. É um dos destinos de exportações de commodities brasileiras como soja, café e couros.

Relações com o Rio Grande do Sul

Segundo o Departamento de Fomento à Exportação da Divisão de Inteligência de Mercado da Sdect, o estado exporta principalmente couros preparados após curtimento ou após secagem e couros e peles apergaminhados, de bovinos (incluindo búfalos) e equídeos; colheres, garfos, conchas, escumadeiras e artigos para jogos de salão, incluindo jogos com motos ou outros mecanismos. São importados adubos minerais ou químicos contendo fertilizantes, instrumentos e aparelhos de geodesia, topografia, agrimensura, nivelamento, fotogrametria, hidrografia, oceanografia, hidrologia, meteorologia ou de geofísica.

Seja o primeiro a comentar on "Relações com Noruega reforçam investimentos em pesquisa científica e exportações"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*