Roraima: Comitê gestor reúne para definir estratégias de prevenção ao crack

O “Programa Crack, é possível vencer”, desenvolvido pelo governo federal, tem a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack e seus familiares. As ações do Programa são organizadas em três eixos temáticos: Prevenção, Cuidado e Autoridade.

De acordo com o coordenador estadual do Programa e secretário de Segurança Pública, coronel Paulo César Costa, a maioria dos problemas enfrentados pelos órgãos que atuam em segurança pública atualmente estão relacionados com as drogas. Pois, o fluxo de informações entre os atores envolvidos deve ser fomentado diariamente, para que as ações propostas para o enfrentamento e combate ocorram de forma satisfatória.

“Precisamos combater o tráfico e o uso de drogas com ações preventivas eficazes e, para tanto, é importante e salutar que cada entidade que o compõem faça sua parte, repassando e compartilhando em rede tudo o que é proposto, para que dessa forma possamos realmente obter resultados aceitáveis”, ressalta.

O Programa é gerido com recursos do Governo Federal, que disponibiliza meios para que estados, municípios e Distrito Federal possam aderir ao programa. Em âmbito estadual, o comitê tem como funções coordenar a implantação do programa Crack, articulando as diferentes redes municipais de atenção ao usuário de drogas, oferecer assessoria e apoio técnico aos municípios, garantir a integração das ações do programa nas áreas de saúde, segurança pública, assistência social, justiça, direitos humanos e educação, organizar o fluxo de atendimento das redes estaduais de atenção ao usuário de drogas.

Além de elaborar relatórios periódicos e balanço anual para o Comitê Gestor Federal e monitorar a execução dos planos municipais. O secretário salientou ainda que é importante primeiramente levantar o perfil psicossocial das famílias que de alguma forma estejam sofrendo com as drogas, principalmente aquelas moradoras em áreas de vulnerabilidade social, como por exemplo, as do bairro Caetano Filho.

“Devemos trabalhar de forma humanista no resgate dessas vidas, permitindo que esses indivíduos sejam reintegrados ao seio de suas famílias e sociedade. Bem como encontrar meios de acolhimento e acompanhamento, bem como viabilizar essas intervenções, promovendo recursos para internação, se esta for necessária”, disse.

O Comitê Gestor é composto por representantes da Sesp, Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social), Sesau (Secretaria da Saúde), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Sejuc (Secretaria da Justiça e da Cidadania), Seed (Secretaria de Educação e Desportos), Delegacia Geral e Prefeitura Municipal de Boa Vista.

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