Secretaria de Infraestrutura realiza curso para beneficiárias de projeto de habitação em Poço Redondo

Donas de casa aprenderam e aperfeiçoaram suas vocações culinárias com uma técnica de Nutrição e Dietética

Dando continuidade às ações do Projeto de Trabalho Social (PTS) desenvolvidas pela equipe do Núcleo Social da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), donas de casa beneficiadas pelo Programa do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) no município de Poço Redondo concluíram o curso de doces e salgados.

Com carga de 39 horas, as atividades foram realizadas entre os dias 26 de agosto e 05 de setembro na sede do município, no qual 15 donas de casa aprenderam e aperfeiçoaram suas vocações culinárias com uma técnica de Nutrição e Dietética especializada em ministrar cursos voltados para a área de gastronomia e culinária.

Elevação da autoestima

De acordo com a assistente social da Seinfra, Mydian Pereira Moura, o curso atendeu a um anseio das participantes. “Durante o desenvolvimento do PTS fizemos uma consulta sobre quais os cursos de geração de emprego e renda despertavam mais interesse e elas optaram por doces e salgados e ainda os de bombons e trufas, que terá início nos próximos dias”, declara.

Ela acrescenta que o resultado foi além do esperado. “Algumas participantes aprimoraram o que já sabiam, porém, a maioria delas não só aprenderam um novo ofício como também durante as aulas teóricas tiveram noções de empreendedorismo, deixando-as motivadas e prontas para se posicionarem no mercado de trabalho, elevando sua auto-estima e tornando-as capazes de gerar renda para ajudar no sustento familiar”, explica.

Moradora de uma das casas da Rua do Campo, Paula Luana Francelino, não esconde a satisfação que o curso propiciou. “Como beneficiária do projeto de habitação, estou abraçando essa oportunidade que nos foi dada e que está sendo muito satisfatório para minha vida social e profissional, pois, é através dele que agora estou obtendo minha renda”, revela.

Para o secretário estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, as ações desenvolvidas para as beneficiárias incentivam a participação cidadã. “A política habitacional do Governo do Estado acompanha a evolução do mundo moderno. É importante que as donas de casa tenham outras funções além de cuidar do lar e dos filhos. Com a realização dos cursos elas têm a oportunidade de socializarem entre si, já que são vizinhas, se capacitam profissionalmente e adquirem a chance de proporcionar melhorias nas condições de vida de suas famílias”, enfatiza.

As casas

Construídas no bairro Lídia Souza, as 21 casas de 41,68 m², são distribuídas entre as ruas A, B e C. Os serviços de infraestrutura executados pela Seinfra correspondem a R$ 263.599,080 em investimentos e contemplam pavimentação granítica e implantação de meio-fio, rede de esgoto, drenagem e sistema de tratamento coletivo de esgoto, cujo percentual de execução já é de 40%.

Seja o primeiro a comentar on "Secretaria de Infraestrutura realiza curso para beneficiárias de projeto de habitação em Poço Redondo"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*