Serviço de Atendimento Móvel registra 4.471 ligações na última semana

No período foram contabilizadas 689 ligações falsas. A maior incidência ocorreu no domingo, 12, quando foram
 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) registrou 4.471 ligações entre os dias 06 e 12 de fevereiro. Das chamadas recebidas, 951 resultaram no encaminhamento de ambulâncias, sendo 757 envios de Unidade de Suporte Básico (USB) e 194 de Unidades de Suporte Avançado (USA). Além disso, também foi registrado 26 atendimentos por motolâncias nesse período. Já, por telefone, foram 51 orientações médicas.

Dos atendimentos realizados na semana passada, 141 foram ocasionados por acidentes no trânsito, sendo que 67 foram direcionados às vítimas de acidentes por queda de moto, 36 por colisão entre carro e moto, 18 por colisão entre motos. Além disso, houve nove atendimentos à vítimas de atropelamento, sete por capotamento e quatro por colisão entre carros.

“Na última semana, além dos atendimentos às vítimas da violência no trânsito, também prestamos assistência a feridos por arma de fogo, que somaram 44 atendimentos, 13 pacientes que apresentaram ferimento por arma branca e 17 por agressão física”, detalhou a superintendente do Samu 192 Sergipe, Maria Lúcia Santos.

Trotes

Os trotes continuam nas estatísticas do Samu, comprometendo o serviço. Na última semana foram contabilizadas 689 ligações falsas, sendo que a maior incidência ocorreu no domingo, 12, quando foram registrados 182 trotes.

“Esse fato gera transtorno de ordem financeira e humana. É importante que a população some esforços para esse processo de conscientização. Essas ligações falsas geram grande prejuízo não só para o serviço, mas em especial para aquelas pessoas que realmente necessitam do atendimento”, ressaltou a superintendente do Samu.

O ato de realizar chamadas falsas é considerado crime e pode resultar em processo judicial, pagamento de multa e bloqueio do CPF por um prazo de 30 a 90 dias.

SRIHA

O Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SRIHA) otimiza os serviços da Rede Estadual de Urgência e Emergência. Na última semana, o serviço realizou 548 remoções. Desse total, 347 tiveram a finalidade de transportar pacientes para realização de exames ou outros procedimentos.

Além disso, entre as demandas registradas no período de 06 a 12 de fevereiro, estiveram: 143 para suporte logístico, 37 para transferência hospitalar de pacientes, 14 para avaliação de especialista e seis para transporte de gestante de baixo risco em trabalho de parto.

Seja o primeiro a comentar on "Serviço de Atendimento Móvel registra 4.471 ligações na última semana"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*