Um oásis turístico edificado sobre o maior lençol hidrotermal do mundo

CLD07

A região da Serra de Caldas reserva um oásis urbano edificado sobre o maior lençol hidrotermal do mundo. As cidades de Caldas Novas e Rio Quente, com cem mil e quatro mil habitantes, concomitantemente, mobilizam, juntas, mais de 5 milhões de turistas por ano. Com águas termais resgatadas de até mil metros de profundidade e que ultrapassam os 40 graus centígrados, as duas cidades turísticas cresceram ao receberem investimentos de grupos privados que instalaram parques aquáticos e estruturas variadas de lazer, que se consagraram entre os principais roteiros turísticos brasileiros. Os atrativos da região foram destaque em matéria especial produzida pela Up Magazine. http://upmagazine-tap.com/#as-aguas-quentes-de-goias.

As águas da região atraíram a atenção de desbravadores na primeira década do século XX, quando foram descobertos os poderes medicinais dos poços minerotermais que ofereciam alívio para tratamento de dores reumáticas e problemas de pele. Além disso, as águas termais também são indicadas para tratamentos hormonais, cura de alergias e alivia o cansaço. Naquela época foram identificadas 23 fontes de águas quentes às margens do Córrego das Lavras.

Enquanto Caldas Novas conquistou maiores volumes de investimentos em parques e atrações turísticas tornando-se um importante conglomerado urbano, do outro lado da serra, a tranqüila Rio Quente manteve-se mais apegada às belezas naturais, oferecendo experiências distintas para diferentes perfis de turistas: os mais cosmopolitas e os mais rústicos.

Belezas Naturais

Parque-Estadual-da-SerraA Serra de Caldas, que serve como uma barreira natural entre Caldas Novas e Rio Quente, possui mais de 12 mil hectares elevados na forma de platô, cujas encostam reservam cachoeiras cinematográficas escondidas entre rochas como o Paredão e a Cascatinha. Ao ser observada do alto, essa elevação montanhosa de 1049 metros lembra uma cratera, o que contribuiu por décadas para alimentar a lenda de que as águas quentes eram provenientes de um vulcão sem atividade. Mas estudos mostraram que as águas que percorreram o interior da terra por meio de veios rochosos, atingiram níveis profundos onde, por meio de reações químicas com minerais, retornaram à superfície aquecida.

Vista aérea da Serra de Caldas

Vista aérea da Serra de Caldas

Para quem preza pelo contato aproximado com a natureza, a trilha da Seriema com seus 11,4 quilômetros dedicados aos ciclistas, permite uma vista privilegiada da riqueza natural da região a partir do Mirante da Pousada, uma plataforma localizada na boca de um cânion que corta a Serra de Caldas.

Parques Aquáticos

Caldas Novas disponibiliza mais de 300 piscinas termais, distribuídas em parques aquáticos e hotéis, que buscam trabalhar com tarifas populares, em sua maioria. Para garantir os diferenciais, os clubes buscam enriquecer seus parques aquáticos com toboáguas, piscinas com ondas e demais atrativos para tornar o lazer completo. Um lago artificial formado pela construção da Hidrelétrica de Corumbá, em 1989, permite ao turista passeios de barcos e lanchas.

Seja o primeiro a comentar on "Um oásis turístico edificado sobre o maior lençol hidrotermal do mundo"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*