UTI do Hospital Regional de Ponta Porã completa um ano e mais de 500 atendimentos

Em um ano de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva já foram atendidos mais de 500 pacientes na unidade.

 

Ponta Porã (MS) – A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do  Hospital Regional Dr. José Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã – HRPP) completou um ano de funcionamento após ter sido inaugurada em março de 2017 pelo governador Reinaldo Azambuja e o Instituto Gerir, que administra o hospital. Neste período, mais de 500 pessoas foram atendidas nos 10 leitos disponíveis na UTI.

“Em um ano de funcionamento, a UTI só trouxe benefícios à população da região. Antes, tínhamos a necessidade de encaminhar os pacientes para outras unidades da macrorregião, como Dourados, por exemplo, o que sobrecarregava os demais hospitais. Atualmente conseguimos atender esses pacientes de alta complexidade aqui mesmo”, destaca a diretora administrativa do HRPP, Patrícia de Oliveira.

O setor de UTI do hospital conta com uma equipe de 36 funcionários, entre médicos e enfermeiros intensivistas, fisioterapeuta, técnicos e administrativo. A Unidade é equipada com aparelhos de última geração como bombas de infusão, hemodiálise, eletrocardiógrafo, cardioversor, carro de emergência, monitores multiparamétricos para monitoramento dos leitos e camas eletrônicas que proporcionam qualidade no atendimento aos pacientes em estado crítico.

Odila Dias Martins, 80 anos, ficou internada no mês de janeiro na UTI, pois estava com complicações devido a uma pneumonia. Sua nora, Lucimar Galeão da Silva, que a acompanhou em todo o processo de internação, elogiou o atendimento.

“Acompanhei ela num período de aproximadamente um mês, primeiro levamos em um hospital particular onde gastei R$ 12 mil em uma semana e ela teve piora devido a complicações, então, resolvemos trazer aqui no Regional, e foi onde me surpreendi com a humanização e o excelente atendimento da equipe. Só tenho elogios ao hospital e a toda a equipe que cuidou muito bem dela. Ela teve alta e passa bem em casa, se tivesse vindo direto ao HRPP teríamos poupado um bom dinheiro”, elogia.

O enfermeiro especialista em UTI e coordenador técnico, Cassio Humberto Rocha, explicou que a UTI hoje está com uma ótima taxa de ocupação e que o setor segue a norma de funcionamento preconizada pelo Ministério da Saúde. “Temos uma UTI bastante qualificada, equipamentos de última geração, com uma equipe multiprofissional capacitada, estrutura física e parte tecnológica condizente com o que é necessário hoje pela lei RDC7. E isso só traz benefícios aos pacientes que estão em estado crítico”, afirma.

O médico e coordenador da UTI do HRPP, João Angelo Oselame Hoffmann, avaliou como positivo o primeiro ano de funcionamento da UTI. “Mais de 500 pacientes foram atendidos nesse período de um ano, com uma taxa de satisfação dos pacientes maior que 90%. Além disso, verificamos que houve um avanço no tipo de cirurgias ofertadas aqui no hospital, já que cirurgias mais complexas puderam ser realizadas por termos o apoio da UTI no pós-operatório”, explica.

A comerciante Alda Maldonado está acompanhando a mãe internada na UTI, devido a uma obstrução intestinal. Ela avaliou o atendimento como positivo e só tem agradecimento à equipe. “Estão cuidando muito bem da minha mãe, a refeição é ótima as enfermeiras são muito atenciosas e amorosas, é só chamarmos elas vêm na hora nos atender”, conta.

A Unidade de Terapia Intensiva do HRPP prioriza uma gestão de qualidade, com tratamento humanizado, onde multiprofissionais monitoram 24 horas por dia os pacientes em estado crítico de alta complexidade.

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