Veja como economizar na conta de luz da sua casa

Algumas ações simples podem baixar sua conta de energia e render economia no fim do mês

Muitas pessoas encaram a conta de luz, assim como a de água e telefone, como despesas fixas. Mas será que elas realmente são fixas ou podem ser variáveis? Observe: não é que você vai abrir mão do serviço por alguns meses, mas será que, ao economizar diariamente, o valor dessas despesas não seria capaz de reduzir o total do seu orçamento doméstico no fim do mês?

Se você quer economizar energia elétrica em casa, confira as dicas mais recomendadas que podem começar a ser aplicadas hoje mesmo.

Como é seu sistema elétrico? Observar sua fiação e o volume de energia que está sendo distribuída pela casa é uma ótima forma de entender em qual cômodo está sendo gasto o maior índice de eletricidade. Revisar as instalações com certa frequência e fazer manutenções é essencial. Se você entende de elétrica, um multímetro garante resultados precisos na medição, mas, se você não entende, chamar um profissional é indispensável.  

Aparelhos fora da tomada. Grande parte das pessoas já sabe, mas acaba fazendo “vista grossa” ao manter os aparelhos que não estão em uso na tomada. Quando o aparelho está na tomada, mesmo desligado, existe um consumo constante e silencioso de energia, que faz grande diferença no consumo mensal.

Manutenções periódicas. Além da revisão da fiação, observar os eletrodomésticos e fazer manutenções periódicas sempre que possível é muito importante para a economia de energia. Aquela geladeira antiga que exige um degelo a cada 15 dias consumindo muita eletricidade, por exemplo, será que não é hora de trocar por uma que faça isso de forma automática e tenha Selo Procel de Eficiência Energética?

Dê lugar a lâmpadas novas. Como estão as lâmpadas dos cômodos? Você sabia que as versões mais econômicas são capazes de reduzir o consumo de energia elétrica em até 80%? As opções de LED, mesmo sendo um pouco mais caras que as demais, garantem um ambiente mais claro, com economia e vida útil de até 20 anos! Ou seja, a médio e longo prazo é um ótimo investimento. 

Observe o carregamento do seu celular. Deixar o celular carregando a noite toda também vai consumir mais energia elétrica. Isso porque nenhum aparelho exige longas horas de carregamento e, após carregado, por estar conectado na tomada, continuará puxando energia. Essa ação é prejudicial, inclusive, para seu próprio smartphone, pois a bateria estará exposta à eletricidade sem necessidade, comprometendo sua vida útil. 

Seja o primeiro a comentar on "Veja como economizar na conta de luz da sua casa"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*