“Cabeças pretas” avaliam o processo de renovação na executiva nacional do PSDB

Saulo Batista e Edgar de Souza, prefeito de Lins (SP), debateram a renovação do Diretório Nacional do PSDB

O grupo de jovens parlamentares e prefeitos conhecido como os “cabeças pretas” avalia de forma positiva a convocação de convenções para a renovação do Diretório Nacional do PSDB.

A proposta de iniciar o processo de eleições partidárias já em agosto, que voltou a ser defendida pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin, durante reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes na semana passada, foi o tema principal do encontro desta terça-feira (18) entre Edgar de Souza, prefeito de Lins (SP), e Saulo Batista (PSDB-DF).

“O partido precisa urgentemente iniciar este movimento de renovação, precisa se renovar para se manter conectado com a sociedade”, afirmou Edgar de Souza.

Para o prefeito, o caminho para a superação da crise política passa por um PSDB mais próximo do “pulsar das ruas”.

Em suas palavras: “O caminho é o diálogo. Se abrir para o diálogo. Diálogo com os sindicatos, com os segmentos, com a sociedade. O partido precisa ouvir as pessoas”.

Saulo Batista também destacou a importância da reestruturação do partido. “A renovação não pode ser apenas na composição da executiva. É preciso ampliar os mecanismos de participação dos filiados, de consulta à sociedade. Estou certo que esse é o caminho para um PSDB mais forte e mais democrático”, ressaltou Saulo.

Para Edgar Souza, é preciso uma mudança na lógica da estrutura partidária. “Os diretórios precisam deixar de ser pensados como núcleos de poder para funcionarem como instrumentos de mobilização e organização da militância”.

Como não poderia deixar de ser, a preocupação dos tucanos é maior com os diretórios que vivem um processo de intervenção, onde ocorre o fenômeno de “eternização” de comissões que, como dizem seus nomes, deveriam ser provisórias.

Ligados ao grupo do governador de São Paulo, tanto Saulo Batista como Edgar Souza defendem o nome de Alckmin como candidato à presidente. Entretanto, cientes da possibilidade de disputa pela candidatura, defendem uma definição pela via democrática.

“Sou a favor de prévias e até mesmo de primárias no PSDB, sou radicalmente favorável a tudo que concorra para maior participação da militância e da sociedade”, disse Edgar Souza”.

O prefeito fez questão, ainda, de enfatizar a sua posição favorável à candidatura presidencial de Alckmin. “O governador é o mais preparado e o mais indicado, neste momento, para representar aquilo que defendemos no PSDB. Pessoalmente acho o melhor nome para ser nosso candidato em 2018”.

Seja o primeiro a comentar on "“Cabeças pretas” avaliam o processo de renovação na executiva nacional do PSDB"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*