Crise hídrica no DF: rodízio apresenta economia de água acima do esperado pela Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que o primeiro ciclo do rodízio de água nas cidades abastecidas pelo Sistema Descoberto, finalizado no sábado (21), apresentou resultado melhor do que o esperado pela Companhia. A redução da vazão de captação, aquela que a Caesb retira para tratar e distribuir água aos moradores dessa região, registrou queda de 14% em relação aos números apresentados em dezembro. Neste mês, a Caesb está retirando uma média semanal de 3.800 L/s, contra uma retirada em média de 4.400 L/s durante o mês de dezembro.

A Caesb lembra que a captação registrada no final de 2016, de 4.400 L/s, já representava uma redução de 14,7%, em relação ao volume captado no mês de setembro, que foi de 5.100 L/s, no auge do período da seca e de forte calor.

A redução de 14% nesta primeira semana de rodízio supera a meta estabelecida pela Caesb de 10%, que previa uma diminuição da vazão de captação de 4.400 L/s para cerca de 4.000 L/s. A Companhia atribui essa conquista, primeiramente, à população que está contribuindo, participando e fazendo uso racional da água de forma exemplar. O presidente da Caesb, Maurício Luduvice lembra que “a população e a Caesb estão fazendo a sua parte para superar a crise hídrica vivida pelo Distrito Federal, principalmente nas regiões abastecidas pelo Descoberto”.

A Caesb tem tomado várias medidas, desde janeiro de 2015, para reduzir perdas no sistema de distribuição de água. Foram substituídos cerca de 150 mil hidrômetros antigos por novos, além da troca de redes antigas por novas e a instalação de válvulas redutoras de pressão. As operações de redução de pressão e de rodízio de água também contribuem para a diminuição de perdas de água no sistema.

O presidente da Caesb ressalta que será fundamental também a colaboração dos irrigantes, que fazem captação nos córregos e ribeirões tributários da barragem do Descoberto. “Nós somos o último a receber água para captação, por isso mesmo, é preciso a colaboração de todos os usuários da Bacia, de forma que a água possa chegar em quantidade suficiente para garantir o abastecimento da população, que já está fazendo a sua parte”, concluiu Maurício Luduvice.

Seja o primeiro a comentar on "Crise hídrica no DF: rodízio apresenta economia de água acima do esperado pela Caesb"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*