Eventos nacionais são abordados em reunião com a imprensa local

Gestores e jornalistas de veículos da imprensa local participaram, nesta quarta-feira (18), de uma reunião sobre o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional, marcados para os dias 26 e 27 deste mês, respectivamente, em Rio Branco.

A conversa, ocorrida na Casa Civil, foi iniciada pelo governador Tião Viana, que destacou a necessidade da discussão ampla principalmente sobre a segurança nas fronteiras em busca de cada vez mais medidas efetivas. O debate, segundo ele, deve ser encarado de maneira estrutural.

“O encontro [de governadores] é o mais forte que o Brasil já teve nos últimos anos, saindo de uma agenda tradicional de crise e entrando em uma agenda de estrutura do país, que está sendo comprometida por uma epidemia gravíssima – o narcotráfico. É uma crise de valores, família, comunicação e cultura”, destacou Viana.

A secretária de Comunicação, Andréa Zílio, ressaltou a necessidade de deixar a imprensa acreana ciente das duas programações. “Fizemos questão de realizar essa reunião para mostrar o que propõem os dois eventos, sobretudo o encontro nacional, que vai reunir os três Poderes e tentar apontar para algo concreto. A população toda do país espera por isso. O Acre ser sede é muito importante e motivo de orgulho”, disse.

Para o jornalista Altino Machado, pensar a questão das fronteiras, a passagem de armas, drogas e os danos causados, é vital para o momento vivenciado por alguns estados brasileiros.

“É importante que esteja acontecendo neste momento. O país vive uma crise geral de violência, de droga. Em qualquer cidade, a gente vai encontrar, mesmo nos lugares remotos, jovens com dependência química. Então, tem que haver realmente uma preocupação sobre isso”, complementou.

O gerente de jornalismo da Rede Amazônica no Acre, Carlos Bonatelli, acrescentou que é uma oportunidade também para cobrar autoridades nacionais sobre as temáticas. “É um evento que o Acre está chamando a responsabilidade de sediar, com temas muito importantes. É uma oportunidade de a imprensa ter à disposição os representantes máximos do Brasil e países vizinhos para cobranças efetivas”, falou.

16º Fórum de Governadores

No fórum, por meio de câmaras temáticas, os governos do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e do Maranhão, vão discutir Meio Ambiente, Segurança Pública, Comunicação e Turismo. Questões sobre a participação do bloco amazônico na Conferência das Partes COP 23, em novembro na Alemanha, também compõem a pauta. Autoridades do Peru, Bolívia e embaixador da Alemanha foram convidados.

Encontro de Governadores do Brasil

O presidente da República, Michel Temer, já confirmou presença no encontro. Além dele, devem participar os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Senado, Eunício Lopes, do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia; procuradora-Geral da República, Raquel Dodge; e vários ministros de Estado.

Seja o primeiro a comentar on "Eventos nacionais são abordados em reunião com a imprensa local"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*