Hugol utiliza tecnologia mobile para a dispensação de insumos

Os processos assistenciais, administrativos e de apoio em uma unidade hospitalar exigem a utilização de insumos como medicamentos, materiais médicos hospitalares, descartáveis etc. Tendo em vista que o Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, já tem 330 leitos ativos, a dispensação desses itens deve ser eficiente, para atender às necessidades de todas as áreas.

A partir do mapeamento do fluxo de valor, motivado pela metodologia Lean (processos enxutos), o Serviço de Almoxarifado do Hugol obteve uma redução de 39% no tempo de dispensação, ao utilizar o carro de dispensação aliado à tecnologia mobile (tablets, palms e leitores de código de barra). Outro avanço com a digitalização do processo é a eliminação do uso de papel para formalizar o recebimento dos materiais, o qual é realizado via leitura do código de barras do crachá do profissional.

De acordo com o supervisor de almoxarifado, Leandro Barbosa, essas melhorias impactam diretamente na segurança do paciente. “A correta identificação e gestão de materiais médicos e medicamentos armazenados na unidade contribuem para a segurança do paciente, mitigando a chance de erros durante a administração destes. Garantir a disponibilização do material certo, na hora certa, no lugar certo só é possível graças à efetividade das etapas antecedentes, dentre elas a identificação e a dispensação do material”.

Leandro explica ainda que o processo é realizado da seguinte forma: “a partir da demanda inicial pelos insumos armazenados nos almoxarifados, as áreas formalizam solicitação via sistema online e a saída desse material ocorre diretamente para o serviço ou para as farmácias satélites – pontos de distribuição estrategicamente localizados próximos às áreas assistenciais. Anteriormente era realizada a separação integral dos materiais solicitados e posteriormente todos eram registrados via leitura do código de barras, formalizando a baixa do estoque. Com o uso da tecnologia mobile houve uma redução significativa do tempo de separação, pois ela permitiu que a saída do material ocorresse simultaneamente à coleta dos itens”.

O diretor financeiro do Hugol, Luiz Sampaio, ressalta que “o hospital utiliza de tecnologias e ferramentas de gestão com foco na eficientização dos processos, melhorando a aplicação de todos os recursos (humanos, financeiros e materiais) para a realização de uma assistência com qualidade e segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde”.

Seja o primeiro a comentar on "Hugol utiliza tecnologia mobile para a dispensação de insumos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*