Livro retrata trajetória do Colégio Estadual John Kennedy

Obra homenageia unidade de ensino de Aracaju em seus 50 anos
Para comemorar o seu cinquentenário e preservar a história do Colégio Estadual John Kennedy, foi realizado no ultimo sábado, 7, o lançamento do livro ’50 anos do Colégio Estadual John Kennedy’. Organizado pelos professores Evanilson Tavares de França, Dilma de Jesus Góes, Gilmara de Souza Neto e José Roberto dos Santos, juntamente com os alunos, a obra tem seis capítulos e retrata a trajetória da unidade de ensino.

O evento foi realizado na própria escola, com a presença de professores, alunos, equipe diretiva, ex-professores e ex-diretores, que foram homenageados. Houve ainda um almoço festivo, com direito à música protagonizada por alunos cantores da unidade escolar.

De acordo com o professor Evanilson França, a obra foi composta com o auxílio dos estudantes. “Inicialmente fizemos um projeto no qual todos os alunos se tornaram pesquisadores e levantaram parte da história. Também entrevistamos os alunos, para que, através desse diálogo, pudéssemos construir a história do colégio pela vivência das experiências deles”, disse.

Ele também explicou que  houve outra etapa, a busca de documentos. “Nós fomos ao Arquivo Público e a todos os espaços onde poderíamos encontrar informações sobre o colégio. Dessa forma nasceu o livro” afirmou.

A diretora Lícia Cristina destacou que “esse livro irá se perpetuar, e temos um prazer enorme por realizar esse projeto. Fizemos um histórico, através de documentos, homenagens a ex-professores, ex-diretores, e essa obra foi construída pelos professores e alunos”, declarou ela, explicando que, inicialmente, foram impressos apenas 300 exemplares, porém, futuramente, serão impressos mais.

 

Comemoração

Alunos, professores, funcionários e convidados comemoraram com alegria os 50 anos da escola. A professora Josevanda Franco, que é coordenadora do Serviço de Educação em Direitos Humanos (Sedh/Seed), esteve no evento representando o secretário de Estado da Educação Jorge Carvalho. Para ela, o Colégio John Kennedy sempre foi uma referência para a rede estadual de ensino. “A demonstração maior desse cuidado com o colégio é a publicação do livro, em que estão registrados os 50 anos de sua história, a rotina, as vivências e experiências. Isso é muito significativo”, disse.

Andrezza Carla Guimarães dos Santos é merendeira e trabalha há seis anos na escola. Para ela, há uma importância e uma valorização na educação. “A escola incentiva os alunos e por isso todos vieram participar desse grande evento. Nós estamos aqui de coração”, afirmou.

Já o aluno Renner Bezerra dos Santos, do 2º ano do ensino médio, destacou a importância do livro que estava sendo lançado. “A escola está completando 50 anos com o lançamento desse livro, que foi feito entre alunos e professores, e conta a história do estabelecimento. Fizemos muita pesquisa em campo e o resultado ficou maravilhoso”, declarou.

 

Conteúdo e pesquisa

O prefácio é assinado pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, com um texto complementar da ex-diretora de Educação de Aracaju (DEA), Maria Lúcia Góis, e das professoras Edileide Santos Torres do Couto e Damaris da Silva Santos. Os agradecimentos ficaram por conta da diretora da unidade escolar, Lícia Cristina Souza Santana, e o texto da introdução foi produzido pelo professor Evanilson Tavares de França.

Ao longo dos seis capítulos, os leitores poderão viajar na leitura através de um documentário acerca da escola, em textos organizados pelos professores com a colaboração dos alunos. Os projetos e ações também não foram esquecidos, entre eles o Alma Africana e o grupo de teatro Parlacênico, que renderam quatro prêmios ao estabelecimento de ensino, nos anos 2015 e 2016.

Seja o primeiro a comentar on "Livro retrata trajetória do Colégio Estadual John Kennedy"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*