Novo Portal da Transparência aumenta número de acessos em 29,5%

O Novo Portal da Transparência do governo do Estado, lançado em dezembro, aumentou em 29,05% o número de acessos dos cidadãos, comparando os quatro primeiros meses de funcionamento, neste ano, com o mesmo período de 2016.

Foram mais de 2,7 milhões de páginas visualizadas, de janeiro a abril, contra cerca de 2,1 milhões no primeiro quadrimestre do ano passado. Além disso, o número de usuários aumentou em 9,31%, chegando a 133.580 nesse período.

Com as novas ferramentas de consulta, um ambiente mais amigável, intuitivo e prático, o tempo que o usuário passa no portal também aumentou em 21,37%, passando de 5 minutos. Já a taxa de rejeição – que é quando o cidadão acessa o portal, mas desiste de pesquisar algo – caiu 58%, representando apenas 14% do total de usuários.

“O Novo Portal da Transparência é uma das mais importantes ferramentas de controle social à disposição dos cidadãos capixabas. O que o Governo do Espírito Santo quer é que, cada vez mais, mais pessoas acessem o portal, para contribuírem para a gestão do Estado. Vamos continuar fomentando a transparência e a participação social para construirmos um Espírito Santo cada vez melhor para todos os capixabas”, afirmou o secretário da Secont, Eugênio Ricas.

Referência

O Portal da Transparência do Estado recebeu neste mês a segunda nota 10 consecutiva, ficando em primeiro lugar na escala Brasil Transparente, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). O Espírito Santo também teve duas notas 10 consecutivas, em 2015 e 2016, na avaliação do Ministério Público Federal (MPF).

Mesmo sendo referência nacional em transparência e com as avaliações positivas, em dezembro de 2016 foi lançado o novo Portal da Transparência, que foi modernizado para facilitar o acesso do cidadão, as consultas e o entendimento dos dados.

O novo portal foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), em conjunto com o Instituto de Tecnologia do Espírito Santo (Prodest).  A reformulação foi realizada com a colaboração da sociedade, que opinou sobre as melhorias por meio de pesquisa e audiência pública, com mais de 600 votos e mais de 100 sugestões livres, além de 22 contribuições.
Ele ganhou novas funcionalidades e ferramentas, além de ser responsivo, ou seja, adapta-se ao tamanho do dispositivo utilizado durante o acesso, como celular ou tablet.

As informações disponibilizadas no novo portal são mais completas, atendendo à legislação e ao interesse do usuário. Além dos dados sobre despesas, receitas, orçamentos, convênios, contratos e servidores públicos, é possível acessar informação sobre todas as modalidades de licitações; patrimônio; contracheque, férias, licenças,  ausências, afastamento, conselhos e jetons; informações temáticas e mapa de equipamentos.

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