Orquestra Potiguar de Clarinetas se apresenta no próximo Som da Mata

No próximo sábado (27), às 16h30, a próxima atração do projeto Dançando nas Dunas será com a companhia Gaya Dança Contemporânea que apresenta o espetáculo “Almar”, criado por Edson Claro em 1990. O espetáculo parte de um diálogo entre a dança e a apreciação de pinturas referentes à temática do mar expressa nas marinas do artista potiguar Dorian Gray Caldas. A transposição das dezesseis telas estudadas é corporificada no trabalho coreográfico intitulado Almar – Um universo de cheiros, sonoridades e encantos que atravessam e tomam acontecimento nas partituras dançadas pelos intérpretes-criadores e pela poesia das vozes e cantos que revelam jogos sonoros em uma atmosfera cênica que apresenta os mistérios e fascínios do mar. Atualmente a companhia funciona como Projeto Permanente de Extensão da UFRN, vinculado ao Departamento de Artes – DEART.

Possui Direção de Larissa Marques e com assistência de direção de Hyago Pinheiro. O grupo investe em um trabalho coletivo e colaborativo entre o elenco, a direção, os músicos, o iluminador e o cenógrafo. No elenco, Carla Cruz, Cléo Morais, Gabriela dos Santos, Hyago Pinheiro, Luã Fernandes, Mônica Lopes, Paulo Sérgio Gurgel, Samuel Oliveira e Rodrigo Carlos. A Direção Musical é de Danúbio Gomes e Ehri Araújo. Na tarde do domingo (28), às 16h30, o Som da Mata recebe a Orquestra Potiguar de Clarinetas, uma das mais significativas formações de música instrumental de Natal.

Criada em 2008, o grupo tem como objetivo principal promover, pesquisar e executar um repertório composto, arranjado e adaptado para Orquestra de Clarinetas. Outro objetivo importante é proporcionar aos jovens músicos, estudantes de clarineta e percussão, a oportunidade de treinar e vivenciar a prática da música de câmara como ferramenta essencial para uma completa formação profissional em um ambiente acadêmico e também laboratorial. Além de uma agenda própria de concertos e recitais semestrais, tanto na cidade do Natal quanto na Região, desde março de 2009, a OPC também integra o projeto “Música para Todos” (formação de plateia em música na cidade do Natal).

Formada por alunos e ex-alunos de clarineta e percussão dos cursos técnico e de graduação da Escola de Música da UFRN, e coordenada artisticamente pelos professores João Paulo de Araújo e Amandy Bandeira de Araújo, a OPC foi selecionada para se apresentar no “Clarinet Fest 2017”, que acontecerá em Orlando, na Flórida, em julho próximo, o maior encontro de clarinetistas do mundo, promovido pela International Clarinet Association. Aproveite o fim de semana com espetáculo de dança e música instrumental! A entrada no Parque das Dunas custa R$1,00.

Seja o primeiro a comentar on "Orquestra Potiguar de Clarinetas se apresenta no próximo Som da Mata"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*