Profissionais da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes são qualificados para reanimação neonatal

Participaram do curso enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, que abordaram temas referentes às técnicas e atitudes para assegurar a vida de recém-nascidos em situações de emergências

 

O auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) foi palco do Curso de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, ministrado pelos neonatologistas Aline Lopes e Paulo Menezes. O evento faz parte do processo de educação continuada sobre Reanimação Neonatal para multiprofissionais. Participaram enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Um novo encontro está previsto para o final do mês de fevereiro.
A abordagem do curso foram as técnicas e atitudes para assegurar a vida de recém-nascidos em situações de emergências, identificando anormalidades e tomada rápida de decisões na realização dos procedimentos necessários, afim de garantir uma assistência segura aos bebês.
O neonatologista Paulo Menezes explicou que o curso de Reanimação Neonatal é preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria no sentido de treinar toda a equipe da maternidade, com ênfase nos que atuam diretamente no nascimento do bebê.
Agilidade
Segundo Paulo Menezes, o curso é de suma importância, pois auxilia tanto na teoria, como na prática. “Isso auxilia bastante para o aprendizado. É um treino especifico para adequar e ser eficiente nas manobras de reanimação neonatal” observou o médico. Menezes ainda completa que o principal objetivo é capacitar a equipe para se tornar ágil e eficiente nesta atividade.
“Precisamos ser rápidos caso haja a necessidade de recuperar o choro e respiração do bebê em um curto espaço de tempo. Temos apenas um minuto para fazer algumas manobras e o fato de capacitar a equipe possibilita conseguirmos este resultado de uma forma mais rápida e eficiente’’, enfatiza o neonatologista.
Salvando vidas 
A instrutora Aline Alves, neonatologista, disse que o curso enfatizou todas as manobras de reanimação para os bebês que tenham dificuldade de respirar ou que não estejam com os batimentos cardíacos adequados, indicando como esse profissional vai agir pra reverter o quadro clínico do bebê.
“É muito importante atender os profissionais, conforme determina a Sociedade Brasileira de Pediatria de cada região, criando um grupo responsável para transmitir aos demais profissionais pediatras como atuar de forma ágil e efetiva na prevenção da asfixia neonatal”, ressaltou Aline.

Seja o primeiro a comentar on "Profissionais da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes são qualificados para reanimação neonatal"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*