Revitalização de espaços públicos oferece novos pontos de lazer em São Luís

A redemocratização dos espaços públicos, antes marginalizados ou sem uso pela população, tem sido uma forte marca do Governo do Maranhão. Desde 2015, já foram inauguradas várias praças, quadras esportivas e áreas de lazer na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado. Na capital, os investimentos na revitalização desses espaços têm possibilitado novos pontos de lazer e convivência, são mais opções para os moradores e turistas.
Dentre as principais obras de revitalização em andamento na Região Metropolitana, estão: Praia do Araçagi em São José de Ribamar, Praça da Lagoa que inclusive está passando por uma ampliação com novo espaço para as crianças, Concha Acústica no complexo da Lagoa e o Forte Santo Antônio. O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, destacou a importância das obras para a cidade e para a população.

Foto6_Obras na orla marítima do Araçagy

Com obras na Praia do Araçagi, Governo tem atraído moradores e turistas. (Foto: Divulgação)

“A revitalização dos espaços públicos na Região Metropolitana de São Luís é muito importante porque revaloriza esses espaços, promove a integração comunitária, melhora a segurança, gera inclusive emprego e renda, aumenta a autoestima, a sensação de melhoria nas condições de vida da população. É por essas razões que o governador Flávio Dino tem sido muito assertivo, atencioso quanto à necessidade de investimentos para oferecer mais espaços para que as pessoas possam conviver”, destacou Clayton Noleto.

Entre os principais destinos de quem visita a capital do Maranhão estão os casarões do Centro Histórico, mas a partir dos serviços de revitalização novos roteiros começam a surgir. Para quem deseja aproveitar a maresia, além da área urbanizada da Avenida Litorânea, destino já conhecido por turistas e moradores da capital, agora a Praia do Araçagi, uma das mais procuradas para banho em São José de Ribamar, na ilha de São Luís, também fará parte do itinerário de visitas à orla marítima existente na Região Metropolitana.

Para oferecer uma infraestrutura adequada para uso por turistas e moradores, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) está finalizando a primeira etapa de obras de urbanização na Praia do Araçagi, com a construção de 350 metros de calçamento, área de convivência, iluminação, estrutura de contenção da maré, estacionamento e via de trânsito com sentido duplo, a orla já está com visual diferente. Após a conclusão dessa primeira fase, o Governo do Maranhão iniciará a segunda etapa dos serviços com ampliação e extensão do calçamento, incluindo pista de cooper, ciclismo, novas áreas de vivência com a construção de praças oferecendo uma estrutura ampla de lazer.

Forte do Santo Antônio está sendo recuperado pelo Governo. (Foto: Divulgação)

Forte do Santo Antônio está sendo recuperado pelo Governo. (Foto: Divulgação)

Depois de seis anos morando em Palmas no estado do Tocantins, Márcio Henrique decidiu voltar a São Luís e o primeiro destino foi justamente a Praia do Araçagi. “Aqui era só mato, pouca pista. Era até complicado descer de carro. Agora já melhorou bastante em relação aos seis anos. Com a construção da praça, acostamento e o asfalto, agora está bem melhor do que antes”, destacou o empresário Márcio Henrique.

Revitalização Forte Santo Antônio

Se o objetivo dos moradores e turistas for conhecer um pouco mais da história da Grande Ilha, o destino será o Forte Santo Antônio construído no século XVII para defender a cidade de ataques pelo mar. Ao longo do tempo, a estrutura teve outros usos, sendo o mais recente como sede de grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Há alguns anos, a estrutura estava desocupada. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1975, o imóvel é formado por três edificações, um farol e uma muralha, além de canhões, sendo alguns remanescentes do século XVII.

Projeto mostra como ficará o Forte de Santo Antônio após a restauração; assinatura da ordem de serviço será assinada neste sábado (22) pelo governador Flávio Dino. Foto: Divulgação

Projeto mostra como ficará o Forte de Santo Antônio após a restauração; assinatura da ordem de serviço será assinada neste sábado (22) pelo governador Flávio Dino. Foto: Divulgação

Para oferecer uma estrutura adequada de visitação, o Governo do Maranhão iniciou, em outubro do ano passado, a obra de revitalização do Forte Santo Antônio, na praia da Ponta d’Areia, em São Luís. A obra realizada pela Sinfra está em pleno andamento, o serviço de revitalização está recuperando e urbanizando toda a área em volta desse importante monumento histórico-arquitetônico. No local, será instalado um centro cultural, com um museu de embarcações maranhenses e um memorial, que integrará o complexo de turismo do Espigão Costeiro.

A rotina de trabalho inclui os dois prédios maiores. Atualmente, ambos estão recebendo novo piso e revestimento nas paredes, de acordo com as recomendações do tombamento. O telhado está sendo refeito. A estrutura que sustentava o farol, construída em Paris no século XIX, será restaurada, assim como os canhões. Além dos serviços de engenharia, estão sendo feitas prospecções arqueológicas, por enquanto apenas na área externa e na muralha. O objetivo é trabalhar com elementos que indiquem como era o traçado original da muralha e do forte e as intervenções realizadas ao longo do tempo.

Praça Frei Antônio, na Lagoa da Jansen. (Foto: Divulgação/Sinfra)

Praça Frei Antônio, na Lagoa da Jansen. (Foto: Divulgação/Sinfra)

Revitalização Lagoa

A área da Lagoa é uma das mais visitadas para quem deseja um passeio ao ar livre. Após décadas de abandono, o Governo do Maranhão tem investido na área com serviços de revitalização e recuperação ao longo da sua extensão. A primeira obra entregue à população foi a Praça Frei Antônio. Nessa área havia um terreno que servia para acumular lixo e poeira. O local hoje é bastante visitado, principalmente, por pais e crianças devido à instalação de diversos brinquedos, alguns inclusive adaptados que podem ser usados por qualquer criança.

Para ampliar o espaço voltado para as crianças, a Sinfra já iniciou a construção do novo espaço, que será a Praça do Foguetinho que irá receber um piso industrial e piso emborrachado em pontos específicos para garantir a segurança das crianças. Neste local, será instalado um único brinquedo que tem uma proporção de um Foguete onde a criança poderá fazer um percurso na área interna simulando um astronauta em viagem.

Várias obras estão sendo realizadas na área da Lagoa da Jansen. (Foto: Divulgação)

Várias obras estão sendo realizadas na área da Lagoa da Jansen. (Foto: Divulgação)

Os investimentos na Lagoa da Jansen continuam com a finalização dos serviços de recuperação da Concha Acústica que já foi palco de vários artistas importantes da música popular maranhense. Está sendo recuperada toda a estrutura da Concha Acústica, incluindo palco, piso, banheiros externos, arquibancada, três camarins, bilheteria e calçada do entorno.

As instalações elétricas continuam com os cuidados necessários para suportar os equipamentos de som e iluminação durante as apresentações artísticas. O engenheiro responsável pela obra, Deoclides Neto, destaca que hoje a estrutura já está bem diferente. “Quando eu peguei a obra tinha uma ruína aqui, nós fomos recuperando tudo, arquibancada estava toda trincada, a estrutura metálica foi toda reformada, mudamos todo o forro, fizemos novas instalações elétricas, já os camarotes todos serão entregues com pré-instalação para ar condicionados. Não é apenas uma reforma é praticamente uma reconstrução”, contou o engenheiro.

Seja o primeiro a comentar on "Revitalização de espaços públicos oferece novos pontos de lazer em São Luís"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*