Sedese capacita servidores para aumentar oportunidades de emprego

Participam do curso 31 profissionais, de 17 municípios mineiros
Ação qualifica gestores do Sine, UAIs, dos Centros Regionais de Assistência Social e prefeituras
Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Diretoria de Formação Profissional, realiza o “2º Curso de Capacitação de Multiplicadores de Competências Profissionais e Sociais para o Trabalhador”, do dia 24 a 26 de outubro, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Participam do curso 31 profissionais, de 17 municípios mineiros.

O objetivo do curso é qualificar servidores do Sistema Nacional de Emprego (Sine), das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), dos Centros Regionais de Assistência Social (Cras) e prefeituras para instruir e transmitir competências profissionais e sociais aos trabalhadores, principalmente jovens em situação de vulnerabilidade social.

Assim, espera-se que estes profissionais multipliquem esses conhecimentos nos municípios em que trabalham, aumentando as oportunidades dos trabalhadores se inserirem no mercado de trabalho formal, informal ou no empreendedorismo.

Na abertura do curso, o subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci, aproveitou para destacar a importância da capacitação no atual contexto. “Minas Gerais tem enfrentado uma situação difícil. Desde 2015 o estado não recebe nenhuma verba do governo federal para manter o funcionamento do Sine. Além disso, existe um projeto de lei no Congresso que determina que o Sine passe a ser gerido e financiado pelos governos estaduais. Se não fosse a colaboração dos municípios, seria ainda mais complicado”, explica.

Bons frutos

Iêda Schimaltz, coordenadora do Sine de Brumadinho que participou da primeira edição do curso, realizada em junho, aprovou o conteúdo da formação e disse que pôde replicar no município dela o conhecimento adquirido.

“Entre os benefícios do curso, estão orientações sobre como se comportar durante uma entrevista de emprego e como elaborar currículos. Além disso, buscamos parcerias com empresas, a fim de criar uma rede de empregabilidade”. Iêda informa ainda que, após ter aplicado e multiplicado os conhecimentos junto aos candidatos a emprego, três jovens conseguiram um trabalho formal.

O exemplo bem-sucedido em Brumadinho inspirou coordenadores de outras cidades. “Eu tenho expectativas muito boas quanto ao curso”, afirma Larissa Pantaleão, coordenadora do Sine de Conceição das Alagoas, localizada no Território Triângulo Sul.

“Com o curso, nós vamos orientar melhor os trabalhadores, e a certificação permite a qualificação dos currículos. Acho que isso vai ajudá-los bastante nas entrevistas de emprego. Dessa forma, eles vão conseguir melhores colocações no mercado de trabalho”, finaliza Larissa.

Além de Brumadinho e Conceição das Alagoas, o curso também conta com a participação de representantes dos municípios de Itabira, Uberlândia, Capelinha, São Lourenço, Ouro Branco, Elói Mendes, Arinos, Betim, Sarzedo, Ipatinga, Sabinópolis, Leopoldina, Patrocínio, Buritizeiro e Ouro Preto.

Seja o primeiro a comentar on "Sedese capacita servidores para aumentar oportunidades de emprego"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*